O Tempero da Vida

Cinema e culinária tem tudo a ver. São inúmeros os filmes que retratam de forma maestral o saber e fazer culinário. Inclusive existem várias receitas tiradas de filmes espalhada pela internet (algumas vocês também verão aqui) e até diversos livros especializado no tema. 

Aromas, texturas, cores. Mesmo que não possamos sentir os cheiros dos pratos e das iguarias pela tela, elas nos encantam de alguma forma, e se tiver uma boa história entrelaçada ao tempero das receitas, fica tudo mais delicioso ainda.

Hoje eu inauguro a sessão Culinária no Cinema, que serão postagens sobre dicas de filmes que de alguma maneira tratam sobre o tema.

Minha primeira indicação é o filme grego O Tempero da Vida.

Eu tenho o costume de, há muitos anos, fazer uma “garimpagem” em algumas lojas à procura de algum filme interessante para compor minha “dvdteca” particular (sim, eu sou do tempo em que a gente colecionava DVD's e pegava filme na videolocadora. Netflix? Isso ainda não existia). 

Geralmente já vou com a intenção de comprar um título específico. Mas acontece de, vez ou outra, eu achar um sabor diferente e inesperado entre tantas iguarias... Foi o que aconteceu com o filme que dá nome ao título deste post, há mais de 8 anos. Em uma dessas minhas andanças deparei-me com um filme chamado “O Tempero da Vida”. 




A princípio, o que me chamou a atenção foi, obviamente, o título. Mas como dizem que não se deve julgar um livro pela capa. Nesse caso, um DVD pelo título, peguei-o e fui ler a sinopse. Gostei e decidi experimentar...



O filme conta a história de um jovem grego que cresceu em Istambul com sua família, cujo avô, uma espécie de mentor culinário e filosófico, o ensina sobre os temperos certos que tanto a comida quanto a vida requerem para se tornarem mais saborosas. Com um pouco de canela, pimenta e sal, pratos podem ganhar um novo sabor. E com um pouco de sensibilidade a vida também. Mesmo em meio à uma guerra e vários desencontros...



O filme não tem o compromisso de ter um final possivelmente esperado pelo espectador. Mas isso é o que menos importa, na minha opinião. Deve-se saborear cada cena com um olhar atento e desprovido de preconceitos. Ele é emocionante do começo ao fim. Em muitas cenas é adicionada uma pitada de bom humor grego, se é que posso dizer assim. 




Não posso deixar de mencionar que é muito curioso ouvir o filme em seu idioma original, o grego, já que o DVD só possui as legendas em Português.  Para ouvidos acostumados com filmes em Inglês (em sua maioria), Francês ou mesmo Espanhol, um filme em grego é um achado extraordinário para os ouvidos também.



Alguns dados sobre o filme:

Teve 10 premiações no festival de cinema de Thessaloniki. Incluindo melhor filme, melhor direção e melhor roteiro.
Pra te deixar com mais água na boca, segue o trailer do filme para você dar uma conferida.



Duração: 108 minutos.
Ano de Lançamento: 2003
Direção: Tassos Boulmetis
Classificação: Drama, Comédia Dramática.
Tem na Netflix? Não.
Tem no Youtube? Sim, mas é dublado. O Tempero da Vida



Bon Appetit!


You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Recheando o Biquíni para o Verão. Tecnologia do Blogger.